segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Smile though your heart is aching...




Traduzindo: sorria ainda que seu coração esteja doendo. Essa frase é de uma música de Charles Chaplin e acho que traduz todo o legado que ele cultivou: não importa a situação caótica que você se encontra, tudo melhora quando se está sorrindo. Concordo com ele. Sorrir é sempre o melhor remédio. E, melhor ainda, não dá rugas.

Esse post surgiu de uma oportunidade. Resolvi comentar. Tenho uma conhecida que trabalhou comigo numa agência. Ela entrou e tinha grandes chances de subir na empresa se fizesse um bom trabalho. Capacidade essa pessoa tem. O que ela não tem é otimismo. Durante a nossa convivência diária, sempre ouvi que ela não era boa o bastante, não tinha namorado, a família não dava apoio, não entendia o que ela fazia e por aí vai. Conversar com ela era saber que ela soltaria o muro das lamentações em cima de você.

Meses depois soube por essa pessoa que ela tinha sido demitida. No começo fiquei chateada por ela mas depois conversei com algumas pessoas que conviviam no trabalho e a justificativa era unânime: ela era pessimista demais, se autosabotava e a coisa não ia para frente. Tive que concordar com eles. Tentei falar com ela no MSN e dizer que ela precisava de mais garra, mais força, mais vida. Sem sucesso. Nos posts de Twitter e frases do MSN, sempre a mesma coisa: nada para fazer, mais uma manhã cinzenta...e blá blá blá.

Fico pensando que tem gente que está pior do que essa conhecida, mas mesmo assim está cercada de amigos, rindo e vivendo. Essas pessoas com certeza, apesar das dificuldades, vencem na vida ou, se não alcançam 100% do sucesso, sorriem e são felizes com o que conquistaram.

Sorrir é sim o melhor remédio. As lágrimas vão cair, mas depois elas secam e a vida continua. E, como diz a letra da música, Smile, what's the use of crying? / You'll find that life is still worthwhile / If you just smile.

2 comentários:

Nathalie disse...

Ah essa música é linda!!! Minha mãe não pode ouvir que chora hahaha (lembra de alguns momentos difíceis que ela passou, mas aí ela ouvia essa música e seguia em frente)
E isso é verdade mesmo... quando a gente só pensa coisa ruim, acaba atraíndo elas pra gente. Fujooo de pessoas que reclamam da vida constantemente! Ficar mal por algum motivo e esquecer de tudo que a vida tem de bom acontece com todo mundo, mas fazer disso um hábito é péssimo e acaba com qualquer pessoa!

Flávia disse...

Sorir? Bora.. hahahahahahahahahaha.. nao da rugas? Jura? hahahahahahahahahaha... Mas da marcas de expressão e agora? o que fazer?? Ahh, bora sorir... hahahahahahahahahaha...