quarta-feira, 16 de março de 2011

Saudade....

Não sei se é a TPM ou se é o tempo que anda passando muito rápido. Só sei que ando mais saudosista do que eu gostaria. Ando sentindo falta até da padaria que eu tomava café da manhã quando eu morava em Vinhedo. E aí fiquei pensando: saudade é um sentimento muito injusto afinal, sentimos falta de algo que - em geral - não podemos ter de volta.

E saudade é um sentimento que não se explica. Nem em outras línguas existe palavra que signifique a mesma palavrinha brasileira. Será que é porque esse é um sentimento exclusivamente do nosso povo? Será que todos os outros países do mundo sabem deixar pra trás o que passou e viver somente o hoje (e, quando muito, pensar no amanhã)? Não sei. E também...que graça tem viver sem sentir falta do que passou? Nenhuma.

Sei que saudade pode deixar a gente estagnado, parado no tempo e no espaço, mas não consigo deixar de, todos os dias, sentir falta de algo ou alguém querido. E aí me doi muito saber que, às vezes, não podemos matar a saudade que sentimos. Não posso matar a saudade que senti do meu avô materno quando passei na frente da pracinha que ele me levava para passear quando eu tinha 2 anos. Não posso matar a saudade da chantagem emocional que minha avó materna fazia para eu tomar leite. Não posso matar a saudade das minhas tias do colégio. Não posso matar a saudade do sorvete do Puff (porque pararam de fabricar). Não posso sentir saudade de coisas que vivi e não posso viver de novo.

Mas posso fazer um novo futuro. Posso conhecer novas pessoas, novos lugares. Posso experimentar um novo sabor de sorvete. Mas será que, lá no fundo, isso vai suprir a minha saudade?

Será que sentir saudade de algo que passou significa "negócios inacabados"? Não sei...só sei que eu adoraria um sorvete do Puff agora...

3 comentários:

Helena Pavan Guimarães disse...

Tem saudades boas também Tati!!!!
saudades as vezes é gostoso!!!!
beijo
Helena

Das Mariazinhas disse...

Tati, não acho que saudade seja um sentimento ruim. Tenho saudade de tantas coisas da minha infância, de outras épocas da minha vida, as vezes vem uma nostalgia, mas é legal, acho que é sinônimo de que naquela fase você também foi feliz.
Esse seu sentimento tá parecendo mais com TPM mesmo, hahaha;

Bjo

Oficina Chic disse...

Eu não gosto muito de sentir saudade, acho um sentimento sem explicação.. Difcil de definir.
Beijos, Gabi