sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Especialidade da casa: Risotto de limão com queijo

Quem me conhece sabe que comeu, come ou vai comer um dia na minha casa. Simplesmente pelo fato de que eu AMO cozinhar e sempre que posso estou na cozinha preparando alguma coisa para as amigas e amigos. E uma das minhas especialidades é o risotto de limão com queijo. A receita não é inédita e sei que devem existir trocentas mais gostosas, mas tem tanta gente me pedindo a receita, que eu resolvi compartilhar.

Vamos lá:

Ingredientes:
1 quilo de arroz arbóreo (eu gosto do Camil especial para risoto)
1 limão Tahiti
1 cebola
1 dente de alho
Meio pacote de manteiga (manteiga de verdade, não vale margarina)
1 pacote de bacon em pedaços (eu compro da Perdigão, já cortado em cubinhos)
1 pacote de queijo ralado
1 tablete de caldo de louro e bacon

Modo de fazer:
Em uma panela separada coloque água mais o caldo de louro e bacon para ferver. Desligue quando levantar fervura.

Em outra panela (grande, eu recomendo) coloque a cebola cortada em cubinhos, o alho também cortado e os bacons, com metade da manteiga (para loiras: metade da metade da manteiga). Frite tudo. Vai soltar gordura, mas esse é o sabor. 


Quando essa misturinha dourar coloque o arroz arbóreo e misture. Coloque água até cobrir o arroz. Deixe cozinhar em fogo baixo. Aí vem o segredo...

Conforme a água vai evaporando, você tem que ficar de plantão mexendo a panela e acrescentando mais água se o arroz ainda não estiver "al dente". O ponto, aliás, não é nem molengo e nem duro.

Quando o arroz cozinhar, desligue o fogo e coloque o restante da manteiga, o queijo ralado (o saquinho inteiro) e o suco do limão. Mexa bem. Sirva. Coma.

Recomendo. Se alguém se arriscar a testar a receita, me conte depois.

5 comentários:

Ivy disse...

Ó melhor que eu já comiiiiiiii!!!

Isabela Bonfim disse...

Huuum, fiquei com água na boca Tati! Quero testar!!
beijoss

Sol! disse...

posso me convidar? hehehehe

Tati disse...

Ai amigaaaaa, pelo amor, que fome!!! eu quero
beijokas mil
Tati
www.phinerrima.blogspot.com

Oficina Chic disse...

Hmmmmm, que delícia!
Beijos, Gabi